O que são Regime de Competência e Regime de Caixa? Entenda a diferença…
Temos recebidos inúmeros questionamentos dessa natureza: “Se eu vendi, prestei o serviço e nem recebi, terei que pagar imposto?” diante disso optamos por compartilhar com vocês algumas informações importantes:
- Vendi/prestei o serviço e não recebi, terei que pagar o imposto?
Sim, terá que pagar o imposto pois sua empresa opera no regime de competência, não de caixa.
- O que é Regime de Competência?
No regime de competência contábil as vendas/serviços devem ser tributadas no periodo da venda, independentemente do recebimento.
- O que é Regime de Caixa?
No regime de caixa contábil as vendas/serviços devem ser tributadas no ato do recebimento, independentemente da data da venda.
- Porque meu contador me orienta a usar o regime de competência e não de caixa?
No regime de competência o controle (base de cálculo) deve ser feito com base na emissão da nota fiscal, enquanto no regime de caixa são os recebimentos são a base de cálculo e o contador não tem acesso a essas informações com precisão o que deixa a empresa mais vulnerável a ações fiscais tanto do estado, município ou união e com êxito, gerando assim uma insegurança enorme tanto para o contador quanto para a empresa, contudo pode ser aplicado às empresas que tem o BPO contratado na contabilidade.